BINAURAIS – Parte 9

1681674-poster-1280-brain-wave

O cérebro humano é um órgão complexo em constante trabalho, enviando sinais elétricos, comunicando, construindo novas conexões neurais, etc. Essa atividade elétrica gerada pelo cérebro, também conhecido por “ondas cerebrais”, refletem nossos estados mentais. A realidade não é fruto apenas das influências externas, mas sim, de um processo interno baseado nos nossos pensamentos, percepções e emoções, e assim, diversas frequências variantes manifestam a realidade.

São ocorrências naturais biológicas em que todos os seres humanos experienciam diferentes estados em diversos momentos do dia, e geralmente um desses estados é dominante. Você sabia que cada onda cerebral possui suas próprias características que representam um estado particular de consciência? Cada um dos estados de ondas cerebrais ocorrem em uma faixa de frequência específica que é medida em ciclos por segundo (Hz). Cada um dos tipos de ondas cerebrais desempenha um papel fundamental em nosso desenvolvimento mental durante a nossa infância, e hoje, eles desempenham um papel importante na manutenção da nossa saúde e vitalidade como adultos.

O que é Binaural?

Bi se refere ao numeral dois e aural ao termo auricular, por isso a palavra BINAURAL faz referência aquilo que se escuta através dos dois aparelhos auriculares, conhecidos também como ouvidos.

A audição binaural, juntamente com a filtragem de frequências, permite aos animais determinar a direção da origem dos sons. É uma técnica de1200px-Dummyhead gravação e reprodução sonora bastante interessante, pois, com apenas dois microfones, é possível criar o efeito de som ambiente. Alguns áudios binaurais também são usados em terapias, tais áudios tem o poder para acessar em uma certa frequência o subconsciente humano, podendo alterar coisas no corpo como a liberação de endorfina, também usados para meditação. Para a gravação são colocados dois microfones acoplados à cabeça de um manequim (“dunny head”). Os microfones devem ser colocados na posição das orelhas. A banda Pink Floyd tem um álbum gravado com essa técnica, The Final Cut.

Na figura acima, uma cabeça de manequim que está sendo usada para a gravação binaural, onde o segundo microfone é oculto.

O que é o Beat Binaural?

hqdefault (2)O Beat Binaural (batida binaural) foi descoberto em 1839 por Heinrich Wilhelm Dove, e ganhou uma maior sensibilização do público no final do século 20 com base em alegações de que binaural beats ajudar a induzir o relaxamento, meditação, criatividade e outros estados mentais desejáveis.

Trata-se de uma ilusão auditiva percebida quando dois tons diferentes, um em cada orelha, são apresentados ao ouvinte. Ex. no fone direito há um tom puro de 400Hz e no esquerdo um de 410Hz, o ouvinte vai perceber a ilusão auditiva de um terceiro tom, que corresponde à diferença de 10Hz. Esse terceiro som é percebido como batimento binaural.

O que a maioria das pessoas não percebem é que, embora a criação de beats binaurais só foi possível através do avanço tecnológico nos últimos 100 anos ou mais, o uso desta ciência natural remonta milhares de anos.

As culturas antigas estavam cientes de como o cérebro poderia ser influenciado por meio da repetição de som bem antes de a ciência moderna ser capaz de provar esse processo. Claro que, em séculos passados, as sociedades não se referiu a esta ciência como Binaural Beats, mas o que eles sabiam era que um som consistente, rítmico, tinha um poder de cura extremamente poderoso e benefícios tidos como espirituais.

Alterando os Estados das Ondas Cerebrais

Todos nós experimentamos essas frequências de ondas cerebrais durante diferentes momentos do nosso dia a dia, o que nos leva à diferentes níveis de consciência. Quando você está em uma frequência de onda cerebral diferente de quando você está
dormindo. Você pode alterar seus padrões de ondas cerebrais a favor do alce de outros níveis de consciência. Por exemplo, se você não consegue pegar no sono quando se sente estressado, você pode sincronizar sua onda cerebral à uma frequência correspondente para adormecer ouvindo uma música.
Essa técnica de sincronização das frequências cerebrais com uma estimulação externa de áudio é conhecida como “Brainwave Entrainmaint” – “Arrastamento de Onda Cerebral”. Com esse processo continuado por algum tempo (minutos), as ondas cerebrais são sintonizadas ao som externo e então alcança a frequência particular do nível estimulado.

Formas de Arrastamento de Ondas com Batidas Binaurais (Beats Binaural)

Como o som com Skeleton X-Ray - DJ 3uma frequência menor que 20 Hz pode ser audível ao ouvido humano? A resposta está na especialização do som conhecido como Beats Binaurais. O que essas “batidas” fazem é simples – tocando duas diferentes frequências em cada ouvido (usando fones), o cérebro detecta a diferença entre as duas frequências e sintoniza uma terceira ‘batida binaural’. O segredo está em que o resultado da diferença entre os dois sons é proporcionalmente equivalente à uma determinada frequência. Ex. o resultado da diferença do exemplo citado acima onde em um fone direito há um tom puro de 400Hz e no esquerdo um de 410Hz, é de 10Hz . Essa frequência está relacionada às ondas Alpha, que gera relaxamento, meditação e pensamento criativo. Os Binaural Beats podem gerar excelentes resultados e ajudam a alcançar os estados característicos de cada tipo de onda conforme o objetivo específico.


Os Binaurais é uma área de grande interesse dos cientistas e já está sendo largamente explorada. Devido à nossa atual tecnologia, já estão disponíveis muitos áudios de todas os campos de frequências e existe uma grande quantidade de aplicativos que podem ser instalados em aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores. Esses aplicativos emitem as batidas e as pessoas podem usufruir dos benefícios produzidos pelos padrões de onda de acordo com cada objetivo.

Entre os muitos materiais que tem sobre o assunto, selecionei os seguintes links para você testar e pesquisar sobre essa tecnologia promissora. Para saber mais sobre as ondas, clique no nome delas(Delta, Theta, Alpha, Beta e/ou Gama) e para ouvir a sua frequência, clique em ‘Para ouvir clique aqui’.
 
 

Para ouvir gratuitamente as ondas Binaurais no YouTube:

alphamaxresdefault (1).jpg
 

– Ondas Delta (0.5  à 3.9Hz) ->Para ouvir clique aqui 

  • Sono
  • Consciência Expandida
  • Recuperação e cura

– Ondas Theta (4  à 7.9Hz) -> Para ouvir clique aqui

  • Intuição
  • Criatividade
  • Memória

– Ondas Alpha (8  à 11.9Hz) ->Para ouvir clique aqui

  • Relaxamento
  • Visualização
  • Meditação

– Ondas Beta (12  à 37.9Hz) -> Para ouvir clique aqui

  • Atenção
  • Concentração
  • Cognição

– Ondas Gama (38  à 41.9,Hz) -> Para ouvir clique aqui

  • Percepção
  • Elevação
  • Transcendência
 
– Máquina de Beats Binaurais, on line e gratuita -> Binaural Brain Wave Gerator 
mynoise.jpg
– Aplicativos disponíveis:

Binaural Beats Therapy

Brain Waves - Binaural Beats

 estudio brainwave
Mas você não precisa de estímulos externos se você pode meditar. Durante meditação, alcança-se estados de calma e relaxamento, que é o estado Alpha de consciência. À medida que a meditação se aprofunda você se encontra mais calmo e concentrado e o nível das ondas cerebrais chega ao estado Theta e, finalmente, para Delta. 
104471301419516
por Clarice Nunes
 
 
Referências no final do artigo principal: BrainWaves – Ondas Cerebrais
 
 
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s