Ondas Theta (4 à 7.9 HZ) – Parte 4

cells-electric

As ondas cerebrais Theta foram detectadas através de estudo extensivo a muitos fenômenos diferentes no cérebro. Pesquisas sobre temas tão diversos como a memória, emoção, plasticidade neural, sono, meditação e hipnose têm todos os vínculos chamados à atividade Theta. Um estado desse está associado ao sono fase 1 – sono muito leve a partir do qual o ser pode ser facilmente acordado.

As ondas Theta referem-se a um estado de baixa consciência e sua ocorrência está associada a estados hipnóticos e de emoções durante os sonhos e no sono REM.

A menor frequência do cérebro é a que mais facilita o aprendizado.

Pesquisas mais recente, destacam o interessante papel que a Theta pode desempenhar na função da memória. Uma teoria proposta por Lisman e Idiart sugere que memórias de curto prazo são constantemente atualizadas para manter sua presença no cérebro enquanto elas estão sendo acessadas. Eles sugerem que as memórias individuais são atualizadas na taxa de ondas Gama (38 a 42Hz), enquanto o ciclo de atualização inteira pulsa a uma taxa de Theta. Esta hipótese diz que as memórias de um indivíduo são atualizadas pelas ondas Theta, porém são “armazenadas” curtamente pelas ondas Gama. É sugerido que um adulto normal consegue guardar por volta de 7 informações na memória de curto prazo, isso porque a cada ciclo Gama, cabem aproximadamente 7 ciclos Theta (Miller, 1956).

Sem título

Portanto, durante este estado o desenvolvimento da memória é aumentado e há melhora da memória de longo prazo. Este estado é muito difícil de ser estudado, pois não é possível ter um controle por longo tempo dele sem que as pessoas adormeçam (Siever, 1999).

Sobre a importância das ondas cerebrais Theta, o etnomusicologista Gabe Turow afirma: “As ligações entre a frequência Theta e memória, emoção e plasticidade neural em um nível localizado fornecem pistas relevantes para perguntas sobre por que visualizações de meditadores em Theta são tão vívidas, por que os meditadores têm Tais boas lembranças, e por que a hipnose pode criar mudanças duradouras no cérebro.”

A frequência Theta ocorre durante profundos relaxamentos e meditação, sono leve ou em sonhos lúcidos (onde o indivíduo está consciente dentro de um sonho), incluindo o estado de sono REM. É o reino do subconsciente, onde a mente é capaz de produzir insights profundos como fortes intuições, auto-cura e unidade.

Pessoas tendem a ter experiências paranormais e psíquicas quando o cérebro está repleto de ondas Theta e uma explicação alternativa para isso é de que a mente se conecta com o a consciência do universo e assim surge a possibilidade de experienciar visualizações vívidas, inspiração e criatividade, o que gera um ganho significante na qualidade de vida.

aBrain-Rhythm2-SS

As conexões entre meditação e atividade Theta foram pesquisadas e documentadas completamente, particularmente no caso de Zen e Meditação Transcendental. Os estados de Theta meditativos são associados frequentemente com imagens mentais vívidas, tranquilidade e experiências geralmente agradáveis.

As práticas de meditação e yoga são creditadas como relaxantes por induzirem à mente em um estado de transe que passa a gerar ondas Theta.

Boa parte das crianças e adolescentes tende naturalmente a ter esse padrão de ondas cerebrais.

Ouça abaixo as ondas Theta.

OBS: Não é recomendável o uso dessa frequência para quem está operando máquinas ou dirigindo automóveis, pois o efeito da onda é relaxamento e a mesma pode provocar sonolência.

Para o efeito correto, ouça com os ‘dois fones’ – direito/esquerdo, em cada ouvido. 

Conheça a ti mesmo!

Acesse aqui a Parte 5

por Clarice Nunes

Referências no final do artigo principal: BrainWaves – Ondas Cerebrais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s