Ondas Beta (12 à 37.9 Hz) – Parte 6

landscape-1460660085-brainwaves

Beta é basicamente o estado mental em que a maioria das pessoas permanecem durante o dia e geralmente este estado em si é sem interferências.

Como a frequência Beta é nosso estado normal de consciência desperta, ela está associada aos estados de alerta, raciocínio lógico, foco, capacidade de resolver problemas, concentração intensa, pois é o momento em que a mente está ativamente engajada em atividades mentais. Uma pessoa em um bate-papo, praticando esportes ou fazendo uma apresentação, por exemplo, estaria em um estado Beta.

Essa frequência é necessária para um funcionamento eficaz na vida diária. Mas em níveis mais altos, resultam em transtornos mentais ou emocionais, como depressão, insônia, estresse e ansiedade. Por isso, a atividade das ondas cerebrais Beta é significativa para o equilíbrio adequado.

Medicamentos que são projetados para induzir a concentração e alerta, como Ritalina ou Adderall, na verdade, produzem um estado de ondas cerebrais Beta na maioria dos indivíduos.

Um experimento onde essas ondas eram estimuladas, foi realizado por cientistas em uma escola americana. Além de suas melhorias acadêmicas, professores e pais notaram melhorias sociais gerais, conforme documentado pela equipe de pesquisa. Um professor comentou: “Durante o tempo em que os alunos participaram do experimento, os comportamentos começaram a mudar, os cérebros se engajaram e os alunos ficaram mais alertas e começaram a participar ativamente da parte de diálogo professor-aluno na classe.”

Como benefício é inegável afirmar que a harmonia das ondas Beta, promove um melhor aproveitamento das habilidades cognitivas verbais, de leitura, cálculos aritméticos, redução da fadiga e como já mencionado, atenção e foco.

Small-brain

É as ondas Beta que estão em plena atividade durante o seu dia.

Ouça abaixo as ondas Beta

OBS: Não é recomendável o uso dessa frequência se a intenção for relaxar, pois o efeito da onda provoca o estado de atenção.

Para o efeito correto, ouça com os ‘dois fones’ – direito/esquerdo, em cada ouvido.

Conhece a ti mesmo!

Acesse aqui a Parte 7

por Clarice Nunes

Referências no final do artigo principal: BrainWaves – Ondas Cerebrais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s