Ondas Alpha (8 à 11.9Hz) – Parte 5

11seung1-superJumbo-v3

As ondas Alpha é a faixa de frequência entre as ondas Beta e Theta. Esta faixa de frequência faz a ponte entre nosso consciente e o subconsciente (ou inconsciente). Esse tipo de onda nos ajuda a acalmar quando necessário e promove sentimentos de relaxamento profundo. Se ficarmos estressados pode ocorrer um fenômeno chamado “Bloqueio Alpha”, que envolve atividade beta excessiva e muito pouco alfa. Essencialmente, as ondas Beta “bloqueiam” a produção de Alpha porque ficamos muito alterados.

As ondas cerebrais Alpha são dominantes durante os pensamentos que fluem silenciosamente, e em alguns estados meditativos. O Alpha é ‘o poder do agora’, estando aqui, no presente. O Alpha é o estado de repouso para o cérebro. Essas ondas ajudam a coordenação mental global, a calma, o estado de alerta, a integração mente/corpo e a aprendizagem.

A atividade das ondas cerebrais Alpha é geralmente associada à vigília relaxada e os estados Alpha são comumente descritos como tranquilos e agradáveis – às vezes acompanhados por um sentimento flutuante – o famoso andas nas nuvens. As frequências Alpha são também indicativas de um estado criativo de mente onde a associação livre é proeminente. As ondas aparecem imediatamente e se espalham por todo o córtex quando você fecha os olhos, que é parte do processo de relaxamento que leva ao sono.

Electroencephalogram_figHeadOutra análise interessante sobre o significado das ondas cerebrais Alpha vem de uma extensa pesquisa onde se descobriu que estas, são o comprimento de onda dominante nos exames de EEG (Eletro Encefalograma) daqueles que estão meditando ativamente e experimentando estados mentais calmos e lúcidos e às vezes “felizes” e com mínima atividade mental ininterrupta.

As ondas Alfa são mais lentas quando comparadas as onda Beta que se transforma em um estado altamente relaxado de consciência. É um padrão de ondas cerebrais encontrado em pessoas que são naturalmente calmas e criativas. É um estado que parece como se você estivesse sonhando, ou quando se fecham os olhos ao meditar. Esta frequência aumenta a sua imaginação, memória, concentração, criatividade, reduz o stress para que se possa concentrar na aprendizagem e no desempenho. A prática da meditação resulta em um aumento das ondas Alpha, portanto, muitas técnicas de meditação e cura energética utilizam ondas Alpha do cérebro para relaxamento e cura. Até mesmo o uso de Cannabis tem sido associado ao aumento desta frequência no cérebro. Na infância tendemos a ter níveis muito maiores de ondas Alpha do que na fase adulta.

As ondas cerebrais Alpha são consideradas as mais saudáveis das ondas cerebrais e o 10 Hz tem sido amplamente aceito como a “mais segura” frequência de ondas cerebrais para exercitar a mente. Estimula o alívio da dor, stress (reduz a ansiedade) e melhora a memória entre os demais benefícios citados acima.

Ouça abaixo as ondas Alpha.

OBS: Não é recomendável o uso dessa frequência para quem está operando máquinas ou dirigindo automóveis, pois o efeito da onda é relaxamento e a mesma pode provocar sonolência. 

Para o efeito correto, ouça com os ‘dois fones’ – direito/esquerdo, em cada ouvido.

Conhece a ti mesmo!

Acesse aqui a Parte 6

por Clarice Nunes

Referências no final do artigo principal: BrainWaves – Ondas Cerebrais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s