As árvores são seres sociais!
As árvores de uma floresta formam exatamente uma comunidade. Não apenas uma comunidade por pertencerem à um vegetal em comum, mas uma comunidade consciente que se comunica e interage entre si, visando o bem e a preservação de todas as espécies que participam dessa unidade social.
Assim como em qualquer sociedade, as árvores possuem um líder, a árvore-mãe. Essa, geralmente é a mais antiga da floresta e uma das mais robustas também. Ela reconhece todas as outras e provavelmente está conectada à todas as demais por suas raízes que crescem para todos os lados.
A grande diversidade de uma floresta é que permite a mesma obter uma maior resiliência contra qualquer tipo de adversidade que ameace à sua sobrevivência.
As árvores mais velhas, antes de seu ‘último suspiro de vida’ transferem para as mais jovens os seus recursos, pois têm a consciência de quê as árvores vivas irão levar adiante o legado de vida da floresta. Então, cada árvore é também o seu ancestral.
Mas é possível que as árvores possam realmente falar umas com as outras?
Na verdade, é altamente possível. Os cientistas chamam a comunicação secreta de árvores de Wood Wide Web (www) e conforme o termo implica, a troca de informações se assemelha ao fluxo de dados da internet.
Forester Peter Wohlleben discute esta fascinante teoria em seu best-seller livro A Vida
Escondida das Árvores – O que elas sentem, como elas se comunicam – Descobertas de um mundo secreto .
Peter Wohlleben passou mais de vinte anos trabalhando para a comissão florestal na Alemanha antes de partir para pôr em prática suas idéias de ecologia. Ele agora dirige uma floresta ambientalmente amigável na Alemanha, onde ele está trabalhando para o retorno de florestas primitivas. Ele é também, autor de inúmeros livros sobre árvores.
Neste best-seller internacional, o florestal e autor Peter Wohlleben convincentemente afirma que sim, a floresta é uma rede social.
Ele se baseia em inovadoras descobertas científicas para descrever que as árvores são como as famílias humanas:
Os pais das árvores convivem com seus filhos, se comunicam com eles, os apoiam na medida em que crescem, compartilham nutrientes com aqueles que estão doentes ou se debatendo e até se advertem mutuamente de perigos iminentes.
Wohlleben também compartilha seu profundo amor por madeiras e florestas, explicando os surpreendentes processos de vida, morte e regeneração que observou em sua floresta.
Depois de aprender sobre a vida complexa das árvores, uma caminhada no bosque nunca mais será a mesma novamente. Segundo Wohlleben, as árvores se apoiam mutuamente com a ajuda de redes sociais.
As raízes das árvores são responsáveis pela comunicação. Eles são como a estrutura de um cérebro com o processo em curso. Assim como em nossos nervos, há sinais químicos e elétricos e eles podem transportar informações sobre, por exemplo, insetos.
A árvore mãe pode verificar com suas raízes a condição em árvores mais jovens, e reconhecer se a árvore menor é seu próprio filho ou filho de um estranho.
Uma árvore jovem é amamentada por sua mãe, como bebês humanos. Como suas raízes não se espalham por 100% da terra, a árvore usa uma rede fúngica que também transporta informações para árvores próximas e para árvores muito mais distantes.
O processo é semelhante à internet e, portanto, é chamado pelos cientistas da Wood Wide Web. “As árvores cuidam umas das outras porque uma árvore não é toda a floresta”, diz Wohlleben.
As plantas são muito mais complexas e inteligentes que acreditamos. Não só elas podem cantar, dançar, evitar predadores e muito mais, mas também contêm mapas ocultos e surpresas que revelam que compartilham muitas propriedades semelhantes com os seres humanos.
Assim, a ideia de que as árvores podem se comunicar umas com as outras não é de modo algum exagerada e só mostra que ainda há muitas coisas que não sabemos sobre o maravilhoso mundo da natureza.
por Clarice Nunes